segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Maré Alta

A última vez que estive na Praia do Saco foi á exatamente três meses .Ontem, dia 11/11/12 (domingo), fui á Praia do Saco e para minha supresa e total espanto, vi, todas as "barracas" instaladas onde á pouco tempo existia uma densa vegetação de gajurú. O mar avançou firme em direção ao continente e já está bem proximo a vegetação dos Manguezais. Não faz muito tempo essa área era "protegida" pelo IMA, hoje é usada como estacionamento de veículos.A casa, que era o "limite" entre a APA e o setor urbanizado, está quase que totalmente tomada pela água do mar. Não sei em que pé está a questão das casas construídas na área pertencente á União. Quanto a APA de Santa Rita, que é de responsabilidade do Governo do Estado,nada de concreto foi realizado, a não ser a retirada dos funcionários do IMA, que hoje , não atuam mais lá.O ambiente  já sofreu a interfêrencia humana, é como se diz nos meios ambientalistas, foi "antropizada", está totalmente fora do controle ambiental, de APA só o nome, pois será no mínimo vexatória, para as autoridades locais, uma APA , tornar-se EX- APA.
A Maré, continua avançando, "acuando" as barracas existentes no local e deixando os frequentadores
de tão bela praia sem entender NADA, do MUITO, que está aconteçendo no local.Conclamamos os diretores do IMA que retomem as "rédeas"  das atividades inerentes ao órgão, á natureza agradece.
Acredito que a Prefeitura, talvez não possa interferir nesse "caso", mas se puder, que atue  de forma firme e imediata,a natureza não espera, ela responde com ações, as agreções cometidas pelo homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário