sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Politica & Dinheiro

O título não é original mas retrata com clareza e transparência o momento politico que vive o nosso país, nosso estado e município, Tenho recebido uma quantidade muito grande de reclamações de candidatos á vereador, relatando que já não suportam mais receberem tantos pedidos.  O povo , em estando na miséria,não quer saber de propostas, planos de governo, plataforma politica,etc.... O povo quer dinheiro ou "vantagens" que aparentemente irão resolver seus problemas, pura ilusão.
Um cidadão comum, brasileiro,cheio de ideias e propostas politicas para o bem da comunidade, mas sem dinheiro,nem começa na politica, é visto como um visionário, quem sabe um Dom Quixote de la Mancha ao estilo tupiniquim, não terá chance, é como se diz no dito popular: - "Carta fora do baralho".
  Nunca enveredei pelo campo da politica , não que não tivesse interesse,mas pelo simples fato de ter certeza que as minhas chances "reais" seriam minimas em disputa com os que possuem muito dinheiro,dinheiro esse que é conseguido em geral de forma fraudulenta.Quando observo alguns candidatos , com pouca chances, sem dinheiro, e envolvidos na disputa...... A principio, eu ficava á imaginar o sacrifício dos postulantes e até admirava á coragem e bravura...... Hoje observo de forma mais critica e sei que eles não estão ali de "bobeira", estão esperando o resultado da majoritária para tirar proveitos , pura "malandragem".
Não acredito na conversa de que o eleitor deve receber o dinheiro e votar no outro candidato. As pessoas estão sedentas por dinheiro e até ficam assustadas com a possibilidade de quem deu o dinheiro vá acompanhar os seus passos, para depois perguntar as características do politico na urna eletrônica.  Infelizmente ou não o que decide eleição em interior é o dinheiro e muito dinheiro.
A nossa republica ainda é jovem, mas  a nossa politica carece de uma reforma seria e profunda. Do jeito que está não dá, temos partidos políticos fracos, políticos corruptos, e eleitores movidos pelo dinheiro,é muita bagunça, para um bloco só, é um verdadeiro carnaval fora de época
As secretarias, cargos comissionados,serviços prestados e imprestaveis, são distribuídos e fatiados antes mesmo dos políticos serem eleitos.Lembra muito o período colonial, quando á corte Portuguesa fez a distribuição das capitanias hereditárias. Não estamos mais no imperio mas o nosso regime presidencialista herdou o que existia de pior da côrte Portuguesa.
Precisamos de mudanças politicas urgentes, a democracia não pode esperar.

Politica de Marechal- ( 6ª Parte )

Eu havia prometido fazer postagens semana á semana e não é que falhei  a postagem da semana anterior; vou tentar compensar com duas postagens ao longo dessa semana que se inicia.
Afirmo, categoricamente e sem hipocrisia que a disputa pela prefeitura continua equilibrada, e só será definida no dia 7de outubro pela voto do povo.
Tenho mantido contatos com partidarios dos dois lados e não obtive em nenhum dos lados , afirmativas de que , já ganhou , está facil, ou coisa parecida. As mudanças quase que não aconteçeram, quem começou com "José" vai até o fim e não passa para "João" ou seja á "guerra" será decidida na última "batalha", que aconteçe no dia da votação.
Quase não vou as caminhadas e quando aconteçem as planfetagens fico na frente da minha residencia á observar o movimento das pessoas e dos candidatos.Estou de portas abertas para os dois postulantes, quem chega sempre é bem recebido até porque esta conduta faz parte da minha formação e educação que recebi dos meus pais.
Andando pelas ruas e bairros de Marechal, observo uma maior quantidade de adesivos do prefeito nas residencias sejam em janelas ou portas mas qundo o assuto é os tais dos "banners" o candidato á prefeito e seus simpatizantes possuem uma quantidade bem mais significativa.
De todo esse "material" de propaganda que comentei aqui , o que eu acho mais "deplorável" são as "bandeiras" que ficam sendo "agitadas" por pessoas que estão ali quase que por "obrigação", sem entusiasmo, convicção,só no dever de estar ali presente ,para depois receber um valor financeiro, é uma lastima.
Pretendo assistir os dois comicios finais , não sei se será possivel, irei mim esforçar ao máximo para têr á certeza das propostas dos dois oponentes.
Nessa semana ainda irei postar o meu penultimo comentario sobre á Politica de Marechal- 2012.
O meu respeito á todos e até a proxima postagem.

Politica de Marechal- (7ª Parte)

Estamos no final do mês de Setembro, está chegando á hora de sabermos de quem será a vitoria,dessa verdadeira corrida pela Prefeitura de Marechal Deodoro. Como sou apreciador de atividades esportivas, poderia eu, fazer um paralelo entre a politica e o esporte.Vamos imaginar que os dois concorrentes estão disputando uma prova de atletismo e que a modalidade escolhida foi á "maratona", prova essa que se completa quando o atleta consegue percorrer 42,125 Km.
Eles os atletas ou postulantes, saíram do do mesmo local de partida, já percorreram mais da metade do percurso, estão cansados, com "bolhas" nos pés, ofegantes, mas com uma vontade enorme de chegar em primeiro lugar. Nessa altura da competição o máximo de ajuda que podem receber é um copo com água para repor o que resta de energia. A vitória vai depender das reservas de "oxigênio" que cada um ainda possui.Vale a força da  torcida de cada concorrente, o estimulo e o entusiasmo dos seus simpatizantes. Eles estão próximos da linha de chegada, mas á vitória só será proferida e confirmada por toda a população de Marechal Deodoro, no dia 7 de Outubro de 2012. Enquanto isso, povo Deodorense " façam suas apostas".
O meu respeito e admiração á todo o povo Deodorense, vocês moram no meu coração, e eu resido em Marechal Deodoro com muito orgulho.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

A Conquista de um Voto(Marechal-2012 )

Tenho acompanhado com atenção as propagandas do TRE na TV, falando da "ficha limpa", de que o voto não deve ser vendido e para o eleitor procurar escolher o candidato que mereça o seu voto.
Todas as vezes que votei, procurei antes obter as informações nessesarias sobre o politico que escolhi e num segundo momento, levar em conta á  amizade e apreço entre a minha pessoa e quem está na disputa. Até hoje não me arrependo das decisões politicas que tomei , sejam elas na vitória ou na derrota, arrependo-me do desempenho de determinadas "figuras".
Não faz muito tempo, uma pessoa pela qual tenho o maior apreço e adimiração, mim fez a seguinte indagação: - Voce têm compromisso com alguem? Respondi prontamente que NÃO e ele pediu que eu desse um voto para ele....................... Dei minha palavra positiva , expressei os meus sentimentos, externando a minha amizade e o prazer em dar o meu voto, que é limpo, não exige  nada em troca, o unico desejo é que aconteça a vitória em quem se vota e que a nossa amizade seja eterna enquanto dure, como já dizia o "velho poeta".

Politica de Marechal- ( 5ª Parte)

Esta 2ª semana de Setembro, eu batizaria como " A semana dos comentários ou insinuações", que correm de boca em boca, nos bares ou esquinas da vida.
Muito se comenta que o atual prefeito, não deu muito valor para os pobres e só fez amizade com os "ricos", também se comenta com intensidade que,se o candidato da oposição vencer quem irá governar serão as velhas "figurinhas" que já estiveram no poder. Comentários que vai, comentários que vêm, outro assunto muito comentado nos bastidores da politica, é o famigerado e descabido, "compra de votos", que está sendo negociado por, tijolos, dinheiro, telhas, consultas, cimento, aposentadorias e tudo o que for comprado ou vendido, Não podemos esquecer as tais "listas", que muitos políticos fazem para premiar os seus "eleitores de cabestro" e já se comenta que "cinquentinha", já erá, o que está em evidencia é a nota de "cem", que só será entregue se na lista dos eleitores, estiver o nome e o nº do título de eleitor.
Mas como "TUDO" o que foi dito está na base de "comentários"  e ninguém prova nada, resta a esperança de que os eleitores não vendam o seu voto, e faça a sua escolha correta.
Até  a próxima semana, com muitos fatos e noticias e pouco ou nenhum "comentário" sobre a nossa politica local.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Politica de Marechal- ( 4ª Parte)

Setembro, mês que praticamente define o sucesso ou não das campanhas dos dois candidatos a prefeitura de Marechal Deodoro. Neste mês irei postar semana á semana as atividades e fatos da nossa politica local. E por falar em noticias,a caminhada do prefeito, saindo de Taperaguá  até a Poeira, arrastou uma verdadeira multidão e tudo transcorreu dentro de uma normalidade que é esperada nesta disputa politica. Já a oposição afirma que tinha muita gente de "fora" e que foram utilizados três onibus.
Discursões a parte, o que tenho percebido nos contatos que tive com os eleitores, é uma enorme indecisão quanto a escolha , do futuro governante. Como disse um morador da Massagueira :- O povo está "mascarado", ou seja, não quer ainda expor o seu voto. Cada votoque fôr conquistado hoje, reforça a margem de vantagem na disputa pela prefeitura.
Quanto as vagas de vereador(a) , está tudo muito "fatiado", dá até para confundir o eleitor, têm familia dividida, amigos que não sabem em quem votar, têm candidato "endividado", outros guardando as reservas para o dia "D" , com "D"(di....), maiusculo, e muitas "promessas" , de tudo que é tipo.Vale lembrar que a matematica na politica é diferente da disciplina estudada nas escolas.
A 1ª semana de Setembro só está começando, mais o grito de liberdade dos eleitores vai depender do  desenpenho politico das nossas lideranças.